.

DICAS ANIMAIS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como Alimentar os Pets desdentados?

Mesmo conhecendo a importância da prevenção para uma boa saúde oral, muitos proprietários deixam de prestar a devida assistência odontológica aos seus animais, o que por sua vez pode culminar na perda dentária. O problema pode ocorrer tanto por alguma doença que leve ao amolecimento e queda dos dentes, quanto pela extração em decorrência de problemas que exijam este procedimento.

Composta por 42 dentes nos cães e por 30 dentes nos gatos, uma boa dentição é fundamental para a saúde e qualidade de vida dos pets. Importantes para a preensão e mastigação do alimento, os dentes fazem muita falta aos cães e gatos, que, uma vez desdentados, passam a ter dificuldades para se alimentar. É nesta hora os donos ficam apreensivos, sem saber como continuar fornecendo uma nutrição adequada ao animal.

Se por um lado o senso comum já induz espontaneamente os proprietários a oferecerem dietas mais macias, por outro, muitos erros são cometidos no que diz respeito à qualidade do que é oferecido.
Muitas vezes, a preocupação com a consistência do alimento faz com que o dono do animal deixe de lado a importância dos benefícios oferecidos pelas dietas específicas para a idade, porte, raça, peso e estilo de vida. Mas como continuar oferecendo tudo isto se a maioria das dietas com estas características são alimentos secos?

O que muitos não sabem é que reidratar o alimento seco não interfere com estas propriedades nutritivas, sendo o mais indicado para a adequação da dieta à falta dos dentes, sem abrir mão da alta qualidade nutricional.
A substituição da dieta seca, integralmente e por longo prazo, pelas dietas úmidas enlatadas ou caseiras, principalmente no caso dos animais idosos, não é recomendada sem a verificação cuidadosa dos níveis nutricionais e ingredientes que as compõem. Também e essencial consultar um médico veterinário de sua confiança.

Outro erro recorrente, o qual se deve atentar é quanto a evitar oferecer, continuamente, alimentos do tipo papinha para filhotes aos cães idosos, sob o risco de incorrer em excessos e inadequação nutricional. Caso seja necessário, sugere-se fazer uso deste tipo de dieta apenas no pós-operatório imediato.

Por fim, algumas recomendações são importantes para não haver perda da qualidade da dieta oferecida:

• Utilizar somente água morna para umedecer a ração e respeitar as quantidades diárias de alimento recomendadas no rótulo do produto escolhido. A água morna não altera as propriedades nutricionais do alimento e faz desprender dele um aroma que atrai o cão ou gato.

• Uma vez umedecido, o alimento não deve ficar exposto por mais de 30 minutos para não estragar. As sobras devem ser descartadas.

• Devem-se evitar excessos de enlatados, caldos caseiros ou industrializados e excesso de comida caseira.

Tomando todos estes cuidados você garantirá uma nutrição de excelência ao pet e contribuirá para sua longevidade e qualidade de vida, mesmo na ausência da dentição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário