.

DICAS ANIMAIS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas de cuidados com seu animal de estimação

A vacinação protege seu animal de muitas doenças. Filhotes devem tomar pelo menos 3 doses da vacina múltipla (V8 ou V10) e a vacina contra raiva a partir de 4 meses. As vacinas múltipla e anti-rábica devem ser repetidas anualmente em todos os cães e gatos. Dependendo da região onde você mora, seu animal deve tomar outras vacinas, contra a leishmaniose por exemplo.

A importância da vacinação em animais adultos
Vacinas V8, V10 e V11: Qual a diferença e contra o que elas protegem?

A vermifugação deve ser feita a cada 6 meses em todos os cães e gatos. Animais com endoparasitos podem ter desde emagrecimento, anemia, lesões no trato digestivo, até a morte. As fezes são importantes veículos de contaminação para outros animais, por isso é importante recolher as fezes no seu quintal ou na rua.

Pulgas e carrapatos também podem causar várias doenças e até a morte do seu animal. Além de sugar o sangue e causar anemias graves em casos de infestação, as pulgas ainda podem transmitir vermes (Dipylidium caninum) e causar alergias de pele, e os carrapatos podem causar erliquiose e babesiose. O combate as pulgas e carrapatos é extremamente importante.

Cuidados contra pulgas e carrapatos
Infestação de carrapatos: como controlar?

Alguns cães tem o pelo muito longo e necessitam de tosas e escovação periódicas. Isso ajuda a verificar a presença de pulgas, carrapatos e alguma lesão na pele. Os banhos são muito importantes, mas em excesso podem prejudicar seu animal. Banhos a cada 2 ou 3 semanas já são suficientes. Esse intervalo de tempo também varia com a necessidade do animal.

É importante você alimentar filhotes com ração para filhote e adultos com ração para adulto. Esses dois tipos de ração têm ingredientes nutricionais diferentes para cada categoria do animal. Toma muito cuidado com outros alimentos oferecidos aos animais, muitos podem ser tóxicos para eles, como chocolate, cebola, pimenta, uvas, sementes de frutas, frituras, café, e outros.

Cachorro Verde: Alimentos, medicamentos e plantas tóxicas

Nunca deixe seu animal preso em locais muito pequenos. Ele precisa andar e se exercitar. É importante que ele tome sol por algumas horas no dia, mas também não pode ficar exposto ao sol o dia todo. Se seu quintal é pequeno demais, você pode sair com o cão para passear.

A castração é um ato de extrema importância, pois evita que seu animal desenvolva qualquer tipo de doença ligada ao aparelho reprodutivo. Além disso, melhora o comportamento, especialmente dos machos. A castração de machos ou fêmeas não traz nenhum tipo de prejuízo para seu animal.

Leve seu animal periodicamente ao Médico Veterinário. Somente esse profissional poderá tratar do seu melhor amigo quando ele mais precisar. Nunca faça nenhum tipo de tratamento ou use qualquer medicamento em seu animal sem antes consultar um Médico Veterinário.

Dicas Veterinárias: Dez mandamentos para ir ao veterinário


Fonte: http://www.lardaveterinaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário