.

DICAS ANIMAIS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Doença que provoca diarreia em cão pode ser transmitida aos humanos

Manter um laço de afeto com animal de estimação requer mais cuidado, isso porque existem doenças que podem ser transmitidas. Uma delas é a giardíase, doença que causa frequentemente diarreia em animais de companhia e humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Giardia é considerada um parasita zoonótico, o que significa que as infecções podem ser transmitidas dos animais para crianças e adultos.

Só que é difícil um diagnóstico preciso, já que os protozoários são pequenos, eliminados pelas fezes e difíceis de ser encontrados. A médica veterinária Danielle Pereira, tutora do Portal Educação, recomenda, “é adequado que o animal faça exames de fezes periodicamente e sempre que necessário seja vermifugado”.

Estima-se que 32% a 80% dos cães, já teve ou têm Giardia duodenalis, entretanto a incidência é variável de acordo com a região brasileira. Aproximadamente 12,2% dos cães de rua e domiciliados em São Paulo (SP) tenham o parasita, que também atinge 16,9% dos animais em Botucatu (SP) e 29% em Uberlândia (MG).

Considerado um problema global, esse não atinge só o Brasil, 80% dos animais da Itália foram diagnosticados com esse protozoário, assim como 58,8% dos pets na Hungria e 51% no México.

Doença
Responsável por provocar deficiência vitamínica e mineral no hospedeiro a Giardia duodenalis, habita o intestino do animal. Tem como principal ameaça a saúde humana já que é transmitido pelo contato com objetos, alimentos e água contaminados. Nos animais que apresentam sintomas, são observadas fezes amolecidas a diarreicas, fezes de odor fétido, vômitos, perda de peso, flatulência e até desidratação, que, quando não tratada, pode levar à morte.


Fonte: http://www.lexelulu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário