.

DICAS ANIMAIS

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ensinar meu cão a fazer truques? Para quê?

Há enormes vantagens em ensinar truques ou comandos aos cães. Conheça-as


Uma das principais funções dos adestradores é ensinar comandos ou truques aos seus alunos. Mas poucos proprietários contratam o serviço com essa finalidade. Aliás, muitos deles até pedem para que não sejam ensinados truques - acham isso uma bobeira ou então justificam que o cão não trabalha num circo.

Espero, neste artigo, estimular cada vez mais pessoas a darem oportunidade a seus cães de serem adestrados e de aprenderem diversos truques. As vantagens aqui explicadas são válidas principalmente quando o cão é ensinado de acordo com as premissas do método adestramento inteligente, que prega o uso exclusivo de reforços positivos e recompensas, como petiscos, brinquedos e atenção, em troca de comandos.

Melhor comunicação

Ao aprender comandos e truques, o cão aprende também que as pessoas se comunicam por gestos e palavras, sinais que podem impactar diretamente a vida dele. Observando esses sinais e agindo de determinada maneira, o cão pode conseguir, por meio de seus donos, coisas que adora.

Quando adestrados, os cães normalmente observam muito mais nossas reações. Costumam olhar diretamente para nossos olhos, como se estivessem querendo descobrir o que pensamos e o que diremos. Essa reação, que ocorre naturalmente, sem ser preciso ensinar, permite que os cães aprendam cada vez mais sobre nós e sobre a nossa maneira de nos comunicarmos. Ou seja, mesmo fora do treinamento formal, aprendem sozinhos cada vez com maior eficiência.

Muitos cães não precisam de adestramento para se comportar dessa forma, mas ensinar o significado de uma porção de gestos e palavras melhora a compreensão até dos cães bastante comunicativos.

Ao ensinar a obediência a gestos aos nossos cães ou ao pedir que executem um comando, também exercitamos a capacidade de sermos compreendidos. Aprendemos a perceber com mais facilidade o que estamos transmitindo e como o cão está nos entendendo.

Mais atividade

A grande maioria dos cães pratica menos atividade física e mental do que necessita. Sempre que possível, portanto, devemos criar tarefas e estímulos para reduzir o "sedentarismo" e o tédio. E a execução de truques e comandos dados por nós são maneiras de aliviar essa situação.

Por isso, não se sinta "culpado" ao pedir para o seu cão buscar chinelos ou achar uma chave em troca de um petisco. Mesmo que ele demonstre preguiça ou resista um pouco, será bom para ele. Os cães, assim como nós, possuem uma programação para economizar energia, que é expressa em forma de preguiça. O problema é que em um ambiente em que tudo é fácil demais (busca de alimento, abrigo, etc.) essa economia de energia acaba sendo prejudicial tanto para a saúde física quanto psicológica do animal.

Estimulo à obediência

Sempre que recompensamos o cão pela execução de um truque ou comando, estamos também recompensando a obediência. Obedecer se torna algo cada vez mais prazeroso, o que diminui a resistência natural e os confrontos. Essa é uma das melhores maneiras de mostrar liderança ao cão. Ao ser recompensado, ele aprende que nós temos o controle sobre diversas coisas importantes para ele. Sem qualquer violência, deixamos claro que estamos no comando. É preciso ter em mente, porém, que alguns cães mais dominantes podem, no início, se recusar a obedecer, mesmo querendo o que temos a oferecer.

Controle facilitado

Praticar truques pode ocupar o cão ou substituir comportamentos dele considerados indesejáveis, como pular em visitas, sair correndo quando abrimos o portão, ficar latindo para conseguir algo, etc. Quando recebe uma pessoa em casa, você pode dar um comando, como “senta”, e mostrar para o seu cão uma maneira mais eficaz de conseguir atenção e até um petisco. Um “deita” e um “fica” podem resolver o problema de sair correndo quando o portão é aberto. Ao aprender que pode obter o que deseja executando comandos, o cão passa a utilizá-los para esse fim. Graças a isso, muitas vezes para naturalmente de pular nas pessoas ou de latir ininterruptamente. Exceto quando latir e pular nas pessoas fizer parte do repertório de comandos que aprendeu. Por isso, escolha bem quais truques ensinará ao seu cão!

Fonte:http://www.caocidadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário