.

DICAS ANIMAIS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Focinheiras - saiba como usá-las

A focinheira é um acessório necessário para lidar com os cães em algumas situações. Quando estressados, com medo ou dor, os animais podem morder, mesmo os de temperamento manso. Por lei, a focinheira é obrigatória durante os passeios para determinadas raças e cães bravios. Mas nem todas as pessoas conhecem os diferentes tipos de focinheiras (ou mordaças) e como usá-las corretamente.

Existem focinheiras de contenção, usadas para procedimentos rápidos como exame veterinário, vacinação e curativos, e focinheiras de passeio, para situações nas quais o cão deverá permanecer contido por mais tempo.

A diferença importante entre elas está na possibilidade do cão permanecer com a boca aberta no interior desse acessório.

Cães e gatos não possuem glândulas de suor como as pessoas. São essas glândulas sudoríparas as responsáveis por diminuir a temperatura do organismo em situações de extremo aquecimento, como dias quentes, exercícios intensos, etc..

Para 'refrescar' o corpo, os animais lançam mão de um outro mecanismo, a ofegação. O cão ofegante não necessariamente está cansado, ele pode estar com muito calor e diminuindo a temperatura de seu organismo. O animal inspira ar frio e expira o ar quente. Fazer isso apenas com o focinho não seria suficiente, então, o cão realiza todo esse processo rapidamente pela boca.

Daí podemos entender que o animal não pode permanecer de boca fechada por longos períodos. Os cães que são obrigados a andar de focinheira nas ruas por imposição da lei, ou porque são muito bravos, devem utilizar acessórios adequados que lhes permitam ficar com a boca aberta, ou poderão sofrer hipertermia (superaquecimento do organismo).

As focinheiras de passeio oferecem conforto ao animal e impedem acidentes no caso dele avançar ou atacar as pessoas. Os modelos de metal são bastante arejados e é possível, inclusive, que o cão beba água quando a estiver usando. Devem ter espaço para que ele possa manter a boca aberta o suficiente para poder ofegar.

No caso de gatos, existem focinheiras próprias, mas são usadas apenas em clínicas para procedimentos rápidos.

A focinheira quando usada corretamente não causa qualquer dano. Porém, é preciso usar sempre o modelo adequado à situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário