.

DICAS ANIMAIS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mitos sobre adoção de cães e gatos

Bicho de raça é melhor que vira-lata? É necessário colocar tela nas janelas? Descubra a verdade por trás dessas e outras lendas antes de adotar um animalzinho

Animal de raça é melhor do que um vira-lata?

Em testes feitos por pesquisadores estrangeiros, os cães vira-latas se mostraram mais inteligentes do que os de raça. Eles apresentaram melhor noção de espaço e resolveram desafios com mais facilidade. Bichos que vivem nas ruas também são mais resistentes a doenças. Já as fêmeas com pedigree estão sujeitas a cruzar com parentes próximos, gerando vários problemas de saúde.

Adultos dão mais trabalho que filhotes?

Cães e gatos adultos já estão socializados, com tamanho e comportamento definidos. Costumam ser mais obedientes e menos destrutivos que os filhotes, além de se adaptarem rapidamente ao ambiente e às pessoas.

Pôr tela nas janelas é importante?

Cães e gatos caem de prédios perseguindo borboletas ou porque perderam o equilíbrio. E se arrebentam. Na maioria das vezes, não há segunda chance. Bichos que passeiam sozinhos pela rua também correm riscos: podem ser envenenados, atropelados ou até contaminados por doenças sérias. Melhor cuidar dele na segurança do seu lar.

Dois bichos aprontam em dobro?

Para conseguir que um cão ou gato dê uma folga a você e aos móveis da casa, adote um amigo da mesma espécie. Em companhia, eles ficam mais seguros e felizes. É o fim da agitação, da falta de apetite e daqueles miados e latidos que não acabam nunca.

Cães e gatos não se dão bem?

A internet está aí para provar que os desenhos animados nem sempre correspondem à realidade. Numa busca rápida, você pode encontrar uma porção de vídeos de cães e gatos dormindo abraçados ou fazendo bagunça juntos. Tudo depende da personalidade dos animais e de como os donos apresentam um animal ao outro.


Verdade sobre abrigos...

- Há abrigos com centenas de animais. Com uma população tão numerosa, cães e gatos costumam brigar muito.

- A superlotação também impede que os voluntários deem atenção, carinho, guloseimas e brinquedos para todo mundo.

- Quando um animal pega uma doença contagiosa, o grupo inteiro se contamina.

- Esses foram os motivos que levaram as meninas da ONG Adote um Gatinho (www.adoteumgatinho.org. br) a acabar com o abrigo e mandar os bichanos para lares temporários.

- Além disso, protetores de animais não têm incentivos do governo e dependem de doações e voluntários.

-Sem grana para manter o abrigo, o Quintal de São Francisco (www.quintaldesaofrancisco.org. br) fechou as portas, após 50 anos de luta inglória.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário