.

DICAS ANIMAIS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mude com seu gato sem sustos

Saiba quais providências tomar para que essa experiência não seja traumática para seu bichano

Sabe aquela expressão “estar mais perdido do que cachorro em dia de mudança”? Pois é, ela também se aplica aos gatos; e estes, por serem extremamente territoriais, sofrem mais durante uma mudança.

E, para deixar seu gato tranquilo durante essa transição e adaptá-lo ao novo lar, é preciso tomar uma série de cuidados.
De acordo com Kim Kendall, médica veterinária e especialista em comportamento felino, os bichanos precisam de cheiros familiares para que possam identificar onde estão, isto é, para saber qual é o seu território. Além disso, eles são muito dependentes de uma rotina. Por isso, é preciso ir com calma para que seu gatinho não fique amedrontado, se esconda ou queira fugir.

Antes da mudança:,

Deixe seu gatinho protegido em uma caixa que pode ser a de transporte, e longe da agitação. Para Kendall, “é muito desagradável para o gato ver os móveis serem transportados e coisas sendo embaladas”. Coloque uma coleira no animal com o nome do dono e o novo endereço ou então, um microchip, que é uma minúscula cápsula implantada sob a pele do animal na qual estão todas as informações necessárias, caso ele se perca. O microchip é a alternativa mais interessante, no caso de gatos, pois eles, em geral, não estão acostumados a usar coleira e podem tentar tirá-la.

Durante a mudança:

Leve-o na caixa de transporte, que deve ser apropriada e segura para que não haja riscos de seu bichinho escapar.
Ao chegar à nova casa, mantenha seu gato na caixa, em um cômodo, até que sejam colocados seus objetos familiares, como bebedouro, comedouro, eventuais brinquedos etc. Deixe, também, sua comida favorita e uma caixa sanitária.

Fase de adaptação:

Mantenha seu pet limitado ao cômodo por cerca de dois dias. “Nesse período eles precisam de mais atenção e carinho”, afirma a Dra. Kendall.
Quando perceber que ele está se sentido mais seguro, deixe-o explorar os outros ambientes da casa, mas não se esqueça de manter as portas e janelas fechadas, caso esteja em uma casa. Se estiver em um apartamento, é imprescindível que sejam colocadas redes de proteção antes mesmo da mudança.

Após um período de aproximadamente duas semanas, veja se seu gatinho se sente confortável para sair de casa e fazer o reconhecimento do jardim ou do quintal, mas faça isso antes de lhe dar comida. Desse modo, ele voltará logo para comer e não irá para longe.

Complicado? Um pouco. Mas quem disse que os gatos são criaturas simples?


Fonte: http://www.lexelulu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário