.

DICAS ANIMAIS

terça-feira, 31 de julho de 2012

Como evitar brigas entre gatos?





Introduzir um outro gato na casa não é tão simples quanto parece. Muitos gatos não aceitam a presença de outro logo no início. Se for o seu caso, seguem algumas dicas para evitar brigas entre eles.

Se você não tem certeza de que seu gato irá aceitar bem a chegada do outro, é melhor prevenir. Não deixe que eles se encontrem logo de cara e evite confrontos que podem causar uma briga. Deixe o recém-chegado num ambiente separado, de preferência não muito amplo, com água, comida, brinquedinhos e caminha, deixando a caixa de areia do lado oposto. Lembre-se: eles não gostam de comer e dormir próximo de onde faz as necessidades. Para facilitar o processo, você pode usar uma caixa de transporte como casinha, colocando uma caminha em seu interior para que ele fique cada vez mais à vontade em dormir lá dentro.

Assim que ele estiver bem adaptado, ou seja, já pratica as atividades do dia-a-dia naturalmente, como comer, dormir tranquilamente e brincar, podemos pensar em dar um novo passo importante. Coloque o gato recém-chegado dentro da caixa de transporte, onde ele está acostumado a dormir tranquilamente, e deixe o outro se aproximar. Nesse momento, ambos devem receber petiscos bem gostosos, carinho e atenção para que comecem a associar a presença do outro como algo positivo. É bom lembrar que os petiscos devem ser restringidos somente aos treinos de aproximação um do outro. Se eles ganham de graça em outros momentos, não irão valorizar o prêmio. Dependendo do nível de tolerância de um com o outro, o treino pode começar numa distância maior para então a aproximação ocorrer gradativamente.

Todo o processo de treinamento deve ser supervisionado. Assim que o treino terminar, o recém-chegado deve voltar ao seu cômodo. E assim sucessivamente, até que ambos associem a presença do outro com coisas boas. Se tudo isso começar a acontecer sem manifestação de agressividade, é hora de avançar mais um passo: o recém-chegado pode ficar com o outro fora da caixa de transporte, sempre sob supervisão. E continuam ganhando petiscos, carinho e brinquedos na presença do outro. Sempre que o treino terminar, cada um volta para o seu canto. Se você começar a sentir confiança, poderá deixá-los junto cada vez mais.

Tome sempre o cuidado de não deixar um escapar para o ambiente do outro. Se isso acontecer e causar uma briga, você vai regredir todo o treino. Alguns gatos podem demonstrar alguns comportamentos que não apresentavam antes da chegada do outro como: marcação de objetos, miados excessivos, destruição. Isso pode ser interpretado como insegurança. Há produtos no mercado pet que podem ser usados para melhorar o estresse do gato, como o feromônio artificial que serve para acalmá-los. De qualquer forma, sempre consulte um veterinário e consultor comportamental para que você tenha orientações mais precisas, se forem necessárias.

Texto: Tatiane Ichitani (consultora de comportamento e adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição: Alex Candido

Fonte:www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário