.

DICAS ANIMAIS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Akita


INFORMAÇÕES DA RAÇA

Nome: Akita
Grupo: 5 - Spitz asiáticos e raças assemelhadas
Nome de Origem: Akita Inu ou Akita Matagi
País de origem: Japão
Registro FCI: 225
Grau de Atividade: Moderado
Funções: Companhia e guarda

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: Aproximadamente 67cm
Fêmea: Aproximadamente 64cm
Peso: 40 kg.
Pêlo: Curto a médio, duro, mais longo na cernelha, garupa e na cauda, sub-pêlo denso.
Cores: Branco, vermelho, tigrado ou cézamo, com presença de urajiro.


O Akita ou Akita Inu é a maior e mais famosa raça do Japão. O Akita é originário da província de Akita, na ilha de Honshu, de onde ganhou seu nome. No passado este belo animal era utilizado como guardião, caçador de animais de grande porte como os ursos, sendo utilizado também para combates. É provável que seus ancestrais sejam cães spitz de origem asiática, que chegaram ao Japão há muito tempo, quando o Japão ainda estava ligado ao continente.

Com a separação da ilha, estes cães começaram a se adaptar às condições e ao gosto dos habitantes locais, tornando-se diferentes das raças continentais. Durante os anos, especialmente após a chegada de povos estrangeiros que levaram seus cães no Japão, os akitas começaram a ser misturados com outras raças estrangeiras, incluindo mastiffs e são bernardos, além de outras raças nacionais como o tosa, com o objetivo de aumentar seu tamanho e força para os combates entre cães que eram muito populares no Japão. Devido às misturas com outras raças, o tipo original do akita quase foi perdido e, para evitar que isto acontecesse, o governo japonês decretou a raça como patrimônio histórico e natural do Japão e realizou programas para a recuperação da raça.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o envolvimento do Japão na guerra fez com que a raça quase se extinguisse. O imperador decretou que todos os cães que não fossem pastores alemães (devido à atuação deste como cão militar), fossem sacrificados para a utilização do couro pelo exército. Muitos criadores de akitas acabaram cruzando seus cães com pastores alemães na tentativa de escapar ao decreto e o tipo original do akita se tornou ainda mais raro. Após a guerra muitos cães foram importados para os Estados Unidos por soldados que voltavam para casa que preferiam os cães maiores e mais fortes (justamente, aqueles com sangue de mastiff e pastor alemão) a variedade de akita criada atualmente nos Estados Unidos é bem diferente da variedade japonesa, resultando na separação das duas raças, o akita inu e o akita americano.Enquanto nos Estados Unidos a criação dos akitas seguia um rumo próprio, no Japão, iniciava-se um esforço para recuperar o tipo original, livre da influência de outras raças.

Mesmo com sua função originaria de caçador e cão de rinhas, o akita chegou aos dias de hoje como cão de guarda e de companhia. É um cão muito silencioso que raramente late, além disso, é desconfiado com estranhos, muito corajoso e extremamente leal ao seu dono.

No Japão a raça se tornou símbolo de lealdade e respeito através de “Hachiko” um akita que se tornou famoso durante a década de 30 pela sua fidelidade à memória de seu dono. Cães desta raça são muito independentes e, por isso não costumam ser muito obediente. É o 54ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, exigindo muita paciência e dedicação do seu dono. Akitas também são cães dominantes, por seu passado de cães de rinha não costuma conviver bem com outros cães. Com o seu dono o akita é dócil e uma companhia muito agradável.

Esta é uma raça esportiva, muito boa para acompanhar seus donos durante caminhadas e passeios. Devem ter um bom espaço para se exercitar e, apesar de calmo e silencioso não é recomendado para apartamentos. Seu pêlo deve ser escovado diariamente. Esta raça pode estar sujeita a problemas genéticos de displasia de cotovelo, de entrópio, epilepsia e atrofia progressiva da retina, males que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


Fonte: amomeucao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário