.

DICAS ANIMAIS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bernese Mountain




INFORMAÇÕES DA RAÇA

Nome: Bernese mountain
Grupo: 2 - Boiadeiros suiços
Nome de Origem: Berner Sennenhund e Bouvier bernois
País de origem: Suíça
Registro FCI: 45
Grau de Atividade: Moderado a baixo
Funções: Companhia, policial, guarda e boiadeiro.



CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura:Macho: de 64cm a 70cm
Fêmea: de 58cm a 66cm.
Peso: De 40kg a 50kg.
Pêlo: Longo e liso ou levemente ondulado.
Cores: Tricolor de preto, branco e fogo.


O Bernese mountain dog, é também chamado de boiadeiro bernês, ou simplesmente de “bernese”. Era utilizado como de cão de fazenda, onde realizava as mais diversas funções desde condução do gado até tração de carroças, que eram carregadas de leite, das fazendas para as queijarias, motivo pelo qual também ficou conhecido como “cão queijeiro”.A industrialização das fazendas fez com que a raça fosse deixada de lado.

Porém, o esforço de alguns antigos moradores de Berna e de Franz Schertenleib, fez com que a raça se mantivesse. Durante o trabalho de seleção e de aprimoramento da raça, a raça foi misturada com cães Terranova o que contribuiu para aumentar seu tamanho.

Possui temperamento amigável, é um animal manso, paciente e muito apegado a sua família. É um ótimo cão de fazenda e também um excelente cão de companhia de porte grande a gigante. A raça é bastante resistente, e possui temperamento equilibrado, dócil e tranqüilo, sendo considerado uma excelente companhia para todas as idades. É um cão muito inteligente e fácil de se adestrar, ocupando, deste modo à 22ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

É uma raça que se adapta bem a presença de outros animais. É um animal que apesar de calmo, deve ser levado a passeios freqüentes para que possam se exercitar, além disso, essa raça não se adapta bem a apartamentos, pois deve dispor de espaço na casa. Sua pelagem longa não demanda maiores cuidados, sendo necessário, contudo, escovações freqüentes para a retirada de pelos mortos e para se evitar a formação de nós. Esta raça pode estar sujeita a doenças genéticas como atrofia progressiva da retina e de displasia, ambos problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Fonte: amomeucao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário