.

DICAS ANIMAIS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

4 dicas básicas para cuidar bem de seu cachorro.

Uma das grandes dificuldades para as pessoas que decidiram Ter um cachorro de estimação é a falta de conhecimento sobre como lidar com o seu cãozinho. Parece bobagem, mas as pessoas donas de cães não sabem o que fazer quando algumas dificuldades aparecem.

Geralmente o problema não está no cão propriamente, mas na falta de direcionamento que se dá ao adestramento, ou melhor falando, ausência total de adestramento. Como assim? : – (

Muitas das questões envolvendo o problema de relacionamento com um cachorro de estimação segue um padrão, coisas do tipo: Roer os móveis, fazer necessidades no lugar errado, agressividade, agitação e etc

1 – Meu cachorro não para de roer os móveis, o que fazer?

Bom, você deve Ter em mente que, se o cão for ainda filhote ele tem uma necessidade muito grande de brincar, e brincar para um animal esta associado ao morder.

Então eu devo deixa-lo comer o sofá? Não.. Oferecer limites ao seu cão vai ajudar nesta questão, demonstre que aquela atitude não é aceitável, um simples NÃO dito com firmeza no momento exato do crime é suficiente.

Lembrando que todo adestramento só tem sucesso com repetição, assim não vai ser uma só vez que você dirá NÃO, para seu cãozinho.

Mas não ache que isso resolve, dê opções para seu cachorro, isso vale para os cães adultos também, espalhe brinquedos pela casa, uma dica é por ração na garrafa pet e fazer uns furinhos – seu cachorro vai ficar horas com esse brinquedo.

E complemente usando uma solução anti-cães nos móveis, vendido em qualquer Pet Shop, roer o local vai ficar desagradável para seu cachorro.

2 – Meu cachorro faz necessidades fisiológicas no lugar errado

Essa é bem comum, lembre que seu cão é um animal territorialista, ou seja ele gosta de marcar a área que lhe pertence, no mundo animal isso evita muitos problemas, mas no meio da sua sala isso é dor de cabeça.rs!

Há varias formas de lidar com isso, mas vamos usar o método do jornal:
Cubra a região onde o cão faz as fezes ou urina com jornal, e a medida que ele for fazendo a cáca por cima do jornal, retire o mesmo sem substituir, ao final só restará um, e é neste que ele sempre vai fazer.

3 – Eu devo jogar alimento no chão para meu cachorro?

Definitivamente, não. Vamos explicar, todas as suas atitudes são para seu cão um ensinamento, assim como uma criança que aprende observando o comportamento de outras pessoas.

Quando jogamos o alimento ao solo para o cão, ele aprende que sempre é recompensado desta forma, então não vai achar estranho se alguém com má intenção lhe jogar algo para comer (pode ser um veneno).

Se tudo que ele deve comer sempre for posto num prato, ele saberá que se achar algo no chão deve recusar. (você também pode pedir para um amigo lhe ajudar, simulando uma jogada de comida para seu cachorro e você dando uma bronca se ele quiser comer) Lembrando que isso também é um adestramento e leva tempo para ficar bom.

Ajuda também se você não permitir que outros, além dos da casa, alimentem o cão. Você também não deve tirar comida do seu prato para o seu cachorro, isso estimula o cão querer alimento humano e desfaz o ensinamento para o cachorro não comer veneno, além de deixar o cão como uma criança mau educada que quer tudo que os outros comem.

4 – Não deixe seu cão subir na cama ou outros assentos

Aqui vai de pessoa para pessoa, tem gente que gosta de dormir abraçado com seu cãozinho rs! Mas o princípio deste adestramento é: Há limites de terreno para seu cachorro, os cães respeitam isso, no conviver dos cães selvagens é assim.

Os lideres tem espaço reservado, e você deve ser o lider de seu cão. Conheço histórias de cães que, se ele estiver no sofá ninguém mais senta. Cães enormes que jogam o dono para fora da cama durante a noite…Parece mentira, mais acontece!

Cães que não deixam os donos saírem de casa, sério..faça visita no blog www.cadecachorro.com e você verá casos como esse, gente que perdeu a liderança de seus cães, simplesmente porque não entende que um cachorro vive originalmente em um grupo com rígida hierarquia (Liderança & Dominação) Mas calma, seu cão não por você para fora de casa por você deixar ele no sofá, isso é só para refletir sobre limites aos nossos cães.

Leia no oSabeTudo.com: 4 dicas básicas para cuidar bem de seu cachorro de estimação | oSabeTudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário