.

DICAS ANIMAIS

domingo, 30 de outubro de 2011

Por Que os Cães Babam (tanto)?

Babar pode ser normal, especialmente em algumas raças como o basset hound, o fila brasileiro e o dogue alemão.

O excesso pode acontecer por diversos motivos, em qualquer cão. É normal um cachorro babar quando sente algum cheiro de comida interessante, se estiver muito excitado ou em ambiente umido e quente. Mas há causas patológicas como o enjôo, um corpo estranho na boca ou até mesmo um problema na gengiva ou nos dentes.



A hipersalivação, ptialismo ou sialorreia ocorre fisiologicamente em algumas raças pela conformação da boca e dos lábios.

Devemos nos preocupar, se o animal começa a babar muito e de repente, sem uma causa aparente. Se persistir, pode ser sinal de alguma doença ou lesão, como por exemplo:

  • estomatite (inflamação na mucosa oral)
  • gengivite (inflamação das gengivas)
  • doenças odontológicas
  • produtos químicos, picada de insetos
  • intoxicações
  • lesões na cavidade oral ou na língua
  • corpos estranhos ou tumores na boca ou esôfago
  • enjôo, nausea
  • problemas neurológicos
  • determinadas alterações metabólicas

Inicialmente, inspecione a boca do seu cão para avaliar a presença de alguma causa aparente. Cuidado! Se o animal for agressivo ou demonstar desconforto, não se arrisque. Perceba se há alteração no odor da boca e se o animal está se comportando normalmente.

Se não houver nenhuma alteração e o animal continuar salivando muito, leve-o para consulta veterinária.

Às vezes é necessário realizar exames para confirmar o diagnóstico (RX, hemograma, bioquímica, urinálise, endoscopia) e tratar a causa específica. Alguns animais precisam ser sedados para o exame da cavidade oral (e eventual retirada de corpo estranho) ser bem realizado.

O tratamento varia com a causa da sialorreia. Pode ser necessária a limpeza dos dentes (retirada de tártaro), cirurgia de tumores, fluidoterapia no caso de animais que apresentam vômitos, antibióticos, antinflamatórios e tratamento de doenças metabólicas (principalmente renais e hepáticas)

É possível prevenir doenças periodontais escovando os dentes dos cães desde filhotes, evite produtos tóxicos ao alcance dos animais, não ofereça brinquedos que podem soltar ou quebrar em pequenas partes que eventualmente machucam e/ou se prendem na boca do animal e leve seu cão para consulta veterinária de rotina e vacinação anti-rábica anualmente.

Um dos sintomas da raiva é a salivação intensa porque o vírus dificulta a deglutição (inclusive da saliva). Mas o animal também não se alimenta, não bebe água e demonstra comportamento estranho, às vezes, agressivo.

Fonte: http://www.bichosaudavel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário