.

DICAS ANIMAIS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acne felina

A acne é uma doença dermatológica que pode afetar não somente os humanos como, também, a pele de gatos de qualquer idade ou raça.

A acne felina aparece no queixo ou no lábio inferior e se manifesta através de protuberâncias (pontos pretos) que se formam devido à obstrução das glândulas sebáceas resultante de sua superatividade.

Muitos são os felinos que apresentam acne suave e que, portanto, não exige tratamento. Mas, em casos severos, a acne pode provocar irritação e inflamação. Quando isso ocorre, o veterinário irá indicar um tratamento tópico e/ou o uso de antibióticos.

A acne, nos gatos, pode ser causada por problemas relacionados à higiene ou pode ser resultado de uma reação alérgica ao plástico. Recomenda-se que os comedouros e bebedouros sejam de materiais que não o plástico.

Existe, ainda, uma forma de acne mais severa que pode ocorrer em gatos persas. É a chamada dermatite facial idiopática dos persas ou “cara suja”: a pele e os pêlos apresentam uma cera escura. É imprescindível levar seu gato ao veterinário caso essas doença se manifeste.

Fonte: http://tudosobregatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário