.

DICAS ANIMAIS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Seu gato é branco? Então cuidado com o sol!

Você já pensou que aquele preguiçoso banho de sol que seu gato gosta de tomar pela manhã ou pela tarde pode não ser tão inofensivo assim? Especialmente se seu gato for branco, é preciso tomar cuidado com o bichano, que é mais sensível que ao sol que os gatos de outras cores.

O pelo branco do gatinho o protege pouco dos raios solares, logo, ele é mais vulnerável à doenças como câncer de pele. Áreas como pálpebras, nariz, pontas das orelhas e barriga são propensas a desenvolverem lesões malignas. Assim, é preciso mantê-lo a salvo do sol nos momentos críticos – entre 10h e 16h – tal qual é com os humanos.

Para proteger dos efeitos nocivos do sol, é necessário aplicar nestas áreas um protetor solar especial para animais – mas atenção: não vá comprar o primeiro que aparecer, hein? Só mesmo o veterinário poderá dizer da necessidade do uso e qual o mais indicado – especialmente porque, como os gatos se lambem, o produto deve ser totalmente seguro.

Fique atento quanto ao câncer de pele! Se notar qualquer ferida diferente de um arranhão e que não cicatriza, procure logo um veterinário. O câncer, quando detectado em seu início, é de fácil tratamento e as possibilidades de cura são grandes. Quer saber mais? Veja o que diz a veterinária Renata Afonso Sobral, especializada em oncologia, ao site do Adote Um Gatinho a respeito da doença.

Fonte: http://tudosobregatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário