.

DICAS ANIMAIS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A obesidade é um mal que pode ocorrer, também, em gatos. Quando se alimentam muito e praticam poucas atividades, os gatos tendem a engordar e é preciso estar atento a isso.

Existem dois tipos de avaliações possíveis para verificar se um gato está obeso (além do peso, claro): uma delas é a avaliação visual e a outra, medir o índice de massa corporal.

Através da avaliação visual, podemos verificar se um gato está caquético, magro, com o peso ideal, com sobrepeso ou obeso. Vamos ver como funciona:

Caquético: Em um gato caquético, podemos ver, claramente, as proeminências das costelas, vértebras e ossos pélvicos. Um gato, quando está assim, apresenta pouquíssima massa muscular e gordura vertebral. É um gatinho que precisa urgentemente de cuidados.

Magro: As costelas de um gato magro são, facilmente, palpáveis e podem, ou não, estar visíveis. O que pode ser visto, nele, é o topo das vértebras lombares. Neste caso, o gato apresenta cintura (quando olhamos por cima) e curvatura abdominal (quando olhamos de lado).

Peso ideal: Esse é o peso que todo gatinho deveria ter. Quando está em seu peso ideal, o gato possui as costelas palpáveis sem excesso de gordura; apresenta cintura e pouca curvatura abdominal.

Sobrepeso: A aparência de um gato com sobrepeso é robusta e as costelas são palpáveis com dificuldade. Podemos observar, neste gato, um depósito de gordura nas vértebras lombares e na base da cauda. A cintura não pode ser visualizada e este gato apresenta leve curvatura abdominal.

Obeso: Quando um gato está obeso, ele apresenta um grande depósito de gordura no peito, espinha, base da cauda, pescoço e membros. Não é possível visualizarmos sua cintura ou curvatura abdominal; seu abdômen é estendido.

Para avaliarmos se um gato está obeso através do índice de massa corporal, precisaremos de duas medidas: a do comprimento da perna traseira, do joelho até o calcanhar (cm) e a medida da circunferência da caixa torácica na altura do nono par de costelas (cm).

O resultado será a porcentagem da gordura corporal do gato. Para saber se seu gato está abaixo do peso (under weigth), com o peso normal (normal weigth) ou acima do peso (over weigth), basta localizar no gráfico abaixo as medidas da fórmula. Rib cage circumference é a medida da circunferência da caixa torácica e a medida debaixo é o comprimento da perna traseira do joelho até o calcanhar.

Se o seu gatinho está abaixo do peso ou acima, é preciso levá-lo a um veterinário que possa indicar qual será o melhor tratamento para a saúde do bichano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário