.

DICAS ANIMAIS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Confira os cuidados básicos para cães e gatos

Cuidados básicos para cães

- Os cachorros precisam ser vacinados contra cinomose, hepatite, parvovirose, 4 tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte, tosse dos canis, giardia e raiva. É necessário fazer reforço anual desssa vacinas.

- Os cães precisam tomar banho duas vezes por mês, no mínimo. O banho pode ser dado a partir de 45 dias de idade, com sabão de côco e xampu neutro.

- Escovação diária para retirar pêlos mortos e poeira, além de verificar se o animal tem pulgas e carrapatos. Cães de pelagem longa também devem ser tosados a cada 2 ou 3 meses.

- O cão precisa ser vermifugado duas vezes por ano.

- A alimentação do cachorro deve ser pontual: ração somente na hora certa. Não deixe uma vasilha com comida à vontade.

- Os dentes dos cachorros devem ser escovados duas ou três vezes por semana para evitar cáries e formação de tártaro.

Cuidados básicos para gatos

- Os gatos precisam ser vacinados contra Rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e leucemia felina, clamidiose e raiva. É necessário fazer reforço anual desssa vacinas.

- Os gatos precisam tomar banho a cada trimestre se morar em apartamento. Se ele sai para a rua, os banhos podem ser mais frequentes. O primeiro banho pode ser dado a partir dos 45 dias de idade, com sabão de côco medicinal e xampu neutro.

- Escovar os gatos diariamente é muito importante, pois eles se lambem todos os dias e acabam engolindo muitos pêlos mortos. Os pêlos acabam se misturando às fezes q formam um bolo duro e ressecado, que pode deixar o gato com mal-estar.

- Como os gatos engolem muitos pêlos, os donos precisam ter em casa laxantes que ajudam os animais a eliminar o bolo que se forma no estômago.

- O gato precisa ser vermifugado duas vezes por ano.

- Os filhote de gato comem várias vezes ao dia quando são pequenos, mas passam a comer menos quando adultos. A comida pode ser oferecida à vontade.

- A escovação dos dentes dos gatos deve ser feita duas ou três vezes por semana. Eles formam tártaro com facilidade e podem até perder os dentes. Animais que comem apenas ração seca terão menos tártaro do que aqueles que se alimentam com ração em lata.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário