.

DICAS ANIMAIS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dicas para montar o banheirinho do seu gato

Conforme falamos na semana passada, aí vão algumas dicas para montar o banheiro do seu gatinho em casa.

Como os gatos têm o hábito de enterrar seus excrementos, a melhor opção de banheiro para eles são as caixas higiênicas com substrato. Existem diversas opções no mercado: caixas fechadas, abertas, com areia, pedrinhas ou outros tipos de substratos... O ideal é testar vários tipos e observar qual o bichano prefere.

É importante também testar lugares diferentes para colocar a caixa de areia, lembrando que o melhor é deixá-la em um local seguro e tranquilo, por exemplo, longe de portas ou de passagem de pessoas. Imagine que desagradável levar um susto, com uma porta batendo, enquanto faz um xixizinho...

O banheirinho também deve ser colocado longe das vasilhas de água e ração, e do local onde o bichano dorme. E se tiver cães em casa, procure colocar as caixas do felino em lugares mais altos, onde o cachorro não consiga xeretar.

Caixas? Sim! A recomendação é oferecer uma caixa higiênica a mais que o número de gatos que vivem na casa. Por exemplo: um gato deve ter duas caixinhas, dois felinos devem ter três caixinhas, assim por diante... Desse modo, sempre haverá um banheirinho por perto, e o gato mais dominante não inibirá os demais a utilizarem o local. Isso porque, quando há mais de um bichano vivendo juntos, um pode começar a controlar o território do outro. Por isso, é recomendável também colocar cada caixinha em locais distantes. Assim, o felino mais tímido sempre poderá se aliviar tranquilamente sem o gato mandão por perto.

No entanto, há aqueles bichanos mais teimosos que determinam o local de preferência. Se esse for o caso, comece colocando a caixinha de areia ali no lugar onde ele escolheu e vá, aos poucos, deslocando-a para um local mais adequado.

E lembre-se que as caixas higiênicas devem ser limpas com frequência, pois alguns gatos simplesmente não usam caixas sujas!

Montar o banheiro do gato parece até um jogo de estratégia, mas dessa forma garantimos que nossos bichanos se sintam confortáveis para fazer suas necessidades, e fiquem saudáveis e aliviados.


Fonte:http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário