.

DICAS ANIMAIS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Importância de Passear com seu Cachorro

Por: Daniel Paulino 


Reprodução 

Existem muitas vantagens em ter um dog walker para o seu cachorro. Conheça esse serviço que está cada vez mais comum no Brasil e que já é tradição nos Estados Unidos há muitos anos. Os DogWalkers (passeadores de cães) surgiram para satisfazer as necessidades básicas do cão que seus donos não conseguem atender, em função da correria dos dias de hoje. As atividades de passeio devem proporcionar aos cães exercícios, socialização e brincadeiras, garantindo saúde e bem- estar. Para muitas raças, às vezes não basta oferecer passeios convencionais, como voltas no quarteirão, por exemplo. Muitas pessoas ainda não conhecem o serviço de Dog Walker no Brasil e geralmente pedem para porteiros, empregadas e amigos para realizarem esse serviço.

O serviço de passeador sem ajuda de um profissional por perto pode prejudicar a saúde do seu cão. A pessoa que passeia com o cão precisa de certos conhecimentos, como saber compreender o instinto do animal, técnicas de comportamento, primeiros socorros, horários adequados, entre outras normas. Um passeio “errado” pode acabar interferindo em como seu cão se comporta na rua, por exemplo puxando mais que o necessário, não respeitando os limites do passeio, indo em cima de outros cães na rua e outras atitudes indesejadas. Um bom profissional DogWalker precisa conhecer bem o seu cliente e compreender a psicologia canina para oferecer um serviço de qualidade e o bem-estar para o seu cão.

Vantagens do passeio 


- Saúde e bem-estar do animal

- Tira o desânimo e o tédio do cão

- Diminui e evita o estresse do animal

- Equilibra a energia

- Aumenta a felicidade e a satisfação do cão

Tudo isso contribui para que seu cão seja mais calmo e equilibrado, tanto na rua quanto em casa, evitando assim comportamentos destrutivos como roer móveis, picar o jornal e outras atitudes típicas de um cão com excesso de energia e sem estímulos físicos e mentais.

A importância do passeio em grupo

Uma das maneiras mais eficazes de evitar desvios de comportamento é realizando exercícios físicos e passeios diários, pois é passeando que o cão interage com seu meio, conhece o seu ambiente e outros seres, além de aprender sobre o perigo e como evitá-lo. É necessidade natural dos cães conectar-se com o mundo e sentir-se parte dele, além das atividades físicas, de ordem e disciplina. Um cachorro que não sai de sua casa torna-se um cão anti-social, com reações inesperadas quando exposto a situações novas. Um cão precisa de socialização, ou seja, ter contato com pessoas, outros cães, outros animais, conhecer barulhos e cheiros diversos e principalmente, saber comportar-se diante das mais variadas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário