.

DICAS ANIMAIS

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dicas sobre ansiedade de separação em cães, muito bom!

Os cães são animais orientados para uma vida em grupo, desde seus ancestrais, os lobos. Assim, tendem a demonstrar estresse e frustração quando deixados sozinhos.

Devido à crescente humanização dos cães, eles vêm apresentando problemas de comportamento.
Ansiedade de separação são os comportamentos destrutivos que o cão exibe quando deixado sozinho. Esses comportamentos inadequados são uma resposta ao estresse pela separação da pessoa ou pessoas com as quais o animal tem laços afetivos (em filhotes é normal morder objetos, etc.). O animal não consegue ficar só – na ausência do proprietário, angustia-se e se torna destrutivo.

Quando filhote, após a separação da mãe e dos irmãos de ninhada, terá início o período de socialização (entre 2 e 4 meses), no qual o animal se ligará fortemente ao dono. Porém, quando um cão fica dependente demais, poderá desenvolver alterações comportamentais associadas à separação. Roer, cavar, lamber, latir muito, urinar pela casa toda, comer fezes, arrancar a pele, coçar-se muito, auto-mutilação, hiperatividade, etc., são formas de aliviar a tensão e o estresse que ele sente.
A ansiedade de separação é um distúrbio compulsivo.

Exercite seu animal.
Consulte o veterinário.
Consulte o terapeuta floral.

Florais de Bach indicados:
Os florais de Bach aqui indicados não são um guia – são uma mera sugestão:

Rescue - Trata o estresse e a tensão, relaxando, restituindo a calma e fazendo o animal sentir-se seguro. Para tratar coceira muito intensa.

Star of Bethlehem - Para tratar efeitos negativos de choques ou traumas. Para tratar cães que foram separados de sua mãe e irmãos de ninhada muito precocemente. Ele tendem a apresentar ansiedade de separação quando adultos.

Honeysuckle - Animal que sente saudade do proprietário quando este sai. O animal vive no passado, negativa ou positivamente.
Impatiens - O animal não gosta da solidão, não gosta do silêncio. Trata a impaciência, a irritabilidade. Para tratar animais inquietos. Para tratar irritações de pele, coceira e eczema, dermatite crônica. Para cães que pulam muito.

Heather - O animal sofre muito com a solidão. Para tratar animal que late sem parar para chamar a atenção. Para tratar animais que fazem barulho para chamar a atenção ou por sentirem solidão. Para tratar animais barulhentos, inoportunos, destrutivos ou sujos quando deixados sozinhos. Para tratar cães que latem, rosnam, choramingam ou uivam excessivamente.

Cherry plum - Trata comportamentos incontroláveis. Para tratar comportamento auto-destrutivo como morder, arrancar a pele ou lamber-se excessivamente.

White chestnut - Trata pensamentos indesejáveis. Trata a preocupação e a insônia. Para tratar qualquer comportamento obsessivo – mania de lamber ou de mordiscar a pele ou patas até fazer feridas, mania de coçar ou de sacudir rapidamente a cauda como um chicote. Para tratar o hábito de comer moscas, hábito de morder o flanco e de morder a cauda. O estresse também pode levar à coceira constante.

Holly - Para tratar ódio, inveja, ciúmes destrutivos. O animal é destruidor, agressivo, vingativo. Trata a desconfiança, a crueldade e o espírito de vingança. Essa essência refaz a capacidade de amar.

Sweet chestnut - Para tratar angústia mental. Para tratar casos de auto-mutilação. Para tratar animais que se coçam a ponto de provocar feridas.

Willow - Para tratar ressentimento, mágoa. O animal se sente injustiçado. Trata o comportamento rancoroso e o mau-humor.
Para tratar animais que parecem se vingar ou mostrar seu rancor urinando em lugares impróprios. Para tratar animais que começam a destruir as coisas, especialmente as que pertencem ao dono.

Chicory - Para tratar possessividade, apego, ciúmes, amor condicional. Trata o hábito de não querer sair de perto do dono e a necessidade de chamar a atenção. Para tratar animais que latem, mancam ou vomitam para impedir que sejam deixados sozinhos.

Vervain - Para tratar animal muito barulhento, muito agitado. Animal que “fala”muito. Trata o excesso de entusiasmo e a impulsividade. Para tratar animais muito agitados, ansiosos e impacientes. Para tratar a hiperatividade. Para tratar problemas nervosos. Para tratar manias.

Crab apple - Para tratar animais que têm feridas abertas e ficam se lambendo. Para tratar feridas causadas pela mania de se lamber. Para animais que comem excrementos (coprofagia).

Fonte: http://www.petfeliz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário